quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Aletria



Acho um absurdo a gente ter que comer algo só pra agradar outras pessoas. Na minha infância vivia "enfurnado" na casa da minha amiga Mônica Sofia. Desde crianças éramos muito ligados um ao outro e seguimos assim até nos dias de hoje. Sou padrinho do filhinho dela, o André, um anjinho ( lógico, todo afilhado puxa ao padrinho no gênio, tenho pena da Mónica...)

Em todos os feriados, natais, reveillons e datas comemorativas lá estava eu participando das festas e tradições da família luso-brasileira, e havia uma hora que eu tentava fugir de qualquer maneira: A hora da sobremesa!

Vocês já ouviram ou provaram um doce típico português que se chama ALETRÍA ? Não?? Sorte a de vocês! É um tipo de arroz doce mineiro só que feito com um macarrão beeem fininho, e claro.. grudado um no outro! Um nojo aquilo , parecia um monte de larvas brancas e eu como não podia fazer disfeita.. comia.

Laurinha ( mãe da Mónica e do João , vulgo ogrolandia neste blog) vivia tentando me achar nessa bendita hora e gritava: ( Leia a frase seguinte com o sotaque portugês por favor)" Óh Francisco, vens a comer a aletría que hoje está uma delícia, pá!" com aquele sotaque português carregado que eu adoro.

Bem, fazem mais de anos que não como esse doce e estou muito contente em nem sentir o cheiro. kkk

E... João, você que anda muito por aqui, nada de fazer sua mãe relembrar estes dotes culinários dela einh??? kkkk

2 comentários:

  1. KKKKKKK Acho que todo mundo tem uma história dessas pra contar, passei por isso na minha infência duas vezes e tomei indigestão por duas frutas que me arrepio só de pensar nelas (Abacate e Jambo) Afff num gosto nem de lembrar.

    ResponderExcluir
  2. Xico,
    Acabei de desligar o telefone. Falava com mamãe, aquela portuga safada, que você está tendo convulsões de saudade de aletria. Não sei porque ela respondeu que tinha a impressão que você não gostava de aletria, mas tratei de desfazer o engano.
    Ela prometeu fazer uma bacia no capricho, só pra você, com macarrão bem fininzim...
    Não precisa agradecer, amigo é pra essas coisas!!!!

    ResponderExcluir